Uma caminhada marcou o Dia D de Combate ao Aedes Aegypti em Igarapé do Meio

Prefeito juntamente com sua equipe no Dia D de combate ao mosquito transmissor da Dengue. Foto/Josiel Lima.

Segundo o Ministério da Saúde, a Dengue no último ano (2017) não foi um problema de saúde pública no município de Igarapé do Meio, entretanto a Secretaria Municipal de Saúde trabalha mês a mês seja com orientações educativas ou por meio de fiscalização com o objetivo de evitar qualquer caso da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (Dengue, Chikungunya e Zika). A campanha de combate ao transmissor da Dengue no município começou cedo e na manhã desta terça-feira (23), foi o Dia D da Campanha, onde contou com a participação de vários departamentos ligados a gestão pública municipal que juntos saíram em caminhada pelas principais Ruas da cidade alertando os igarapeenses sobre os perigos que o mosquito pode causar. “A Secretaria Municipal de Saúde implantou ações permanentes de combate à doença”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Suely Sousa.

Homem coletando lixo que pode acumular água parada. Foto/Josiel Lima

A Secretária contou ainda sobre a preocupação com a saúde pública. “Temos uma equipe eficiente e muito preocupada com a saúde de nossa população, por isso não tivemos qualquer caso de Dengue registrado pelo Ministério da Saúde em Igarapé do Meio ou qualquer outra doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti”, completou ela.

O prefeito Almeida Sousa esteve participando da caminhada e falou: “Antes de assumirmos a gestão pública em 2017, observei os inúmeros casos de pessoas doentes no ano de 2016 e antes que assumisse chamei ainda naquele ano (2016) equipe que havia escolhido para a Secretaria Municipal de Saúde e juntos buscamos montar um plano para detectar antecipadamente surtos da doença”. Almeida completou dizendo: “Tudo feito com planejamento e ouvindo as pessoas, dá certo e a prova disse é que no primeiro ano (2017) de nosso governo nenhum caso de dengue foi registrado. Esses são dados do Ministério da Saúde”.

Pessoal em caminhada no Dia D. Foto/Josiel Lima.

A novidade este ano é que haverá mobilizações – Dia D, também nos Povoados com maior número de pessoas tais como: Vila Diamante, São Vicente e Lage Comprida, foi o que nos informou a equipe da Secretaria de Saúde. As datas ainda não foram definidas, mas em breve traremos as informações. AGUARDEM.