Serviços para pequenos empresários ficam até 240 vezes mais rápidos no Maranhão

0
93

O Governo do Maranhão lançou, nesta segunda-feira (23), o Jucema Digital, sistema que permite que todos os procedimentos executados pela Junta Comercial do Maranhão (Jucema) sejam feitos totalmente online. Com o lançamento, o Maranhão passa a integrar a rede de estados brasileiros que adotaram o novo modelo de abertura, alteração e extinção de empresas, poupando tempo e diminuindo os processos demorados.

O ambiente 100% online estará incorporado ao sistema Empresa Fácil e permitirá que os procedimentos como a formalização de um negócio possam ser feitos de casa, do escritório ou de qualquer outro lugar, bastando que o interessado tenha acesso à internet e tenha a assinatura digital, ou certificação digital, que hoje em dia pode ser feita com muita facilidade, a baixo custo, em empresas e entidades. Os serviços da Jucema Digital podem ser acessados no endereço http://www.jucema.ma.gov.br/

Representando o governador Flávio Dino durante o lançamento, o secretário de Governo, Antônio Nunes, declarou que “a Jucema, mais uma vez, coloca um serviço à disposição da sociedade, dos investidores e dos empreendedores para que saiam da informalidade e contribuam para o desenvolvimento do estado”.

O presidente da Jucema, Sérgio Sombra, ressaltou a importância dos serviços oferecidos com a plataforma digital. “Esse lançamento é mais um incremento que a Junta Comercial está dando dentro do estado para melhorar o ambiente de negócio no Maranhão. Essa ferramenta vem para somar ao Empresa Fácil, que é um portal que facilita a abertura, alteração e baixa de empresas”, explicou.

“Desde 2015, o órgão vem modificando a dinâmica da prestação dos serviços para atuar de maneira mais célere. Conseguimos reduzir muito o tempo de espera para processos considerados mais simples, passando a resolver demandas 240 vezes mais rápido, saindo do tempo de 90 dias para as atuais 9 horas”, declarou o presidente.

Para o secretário especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE) do Governo Federal, José Ricardo da Veiga, a iniciativa maranhense “sai do mundo do papel, que é um mundo atrasado, para o mundo moderno onde tudo pode ser feito de forma digitalizada, por certificação digital e com toda segurança”, comentou.

O presidente da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão, Jurandy Theophilo, participou do lançamento e destacou a importância da nova ferramenta para empresários, contadores e clientes do registro empresarial de todo o Maranhão.

“Nós, empreendedores, não temos tempo para ir diretamente aos órgãos, precisamos que as ferramentas sejam mais ágeis e que facilitem os processos como abertura e fechamento de empresas. A Jucema, com essa nova ferramenta, traz um novo momento de valorização e agilidade para os empreendedores maranhenses”, frisou Jurandy.

Além da opção da entrada digital para processos empresariais, a Jucema também disponibiliza 33 unidades de atendimento distribuídas na capital e em cidades maranhenses com localização estratégica.