Secretário de Juventude se disponibiliza em ajudar jovens com inscrição do ENEM 2017

0
137

O secretário municipal de juventude através das redes sociais se disponibilizou em ajudar aqueles jovens interessados em realizar sua inscrição no ENEM 2017. Flávio Castro diz que muitos destes jovens não dispõem de capital para acessar a internet – uma vez que a inscrição deve ser feita pelo site do Inep.

Flávio Castro informou que só nesta terça-feira (9), a equipe da secretaria de juventude ajudou 12 jovens a realizarem sua inscrição junto ao site do Inep. É importante que o interessado em participar do exame fique atento na data de encerramento da inscrição (19 de maio) e nos documentos necessários (abaixo mostramos quais documentos precisará).

Caso você deseja realizar sua inscrição e está sem o dinheiro (que poderia usar para acessar internet num cyber), o secretário pede que você se dirija até a sala da secretaria municipal de juventude, localizada no prédio onde funcionava o antigo Hotel Kauãn, na Avenida Nagib Haickel, que terá uma equipe pronta a lhe ajudar. Abaixo algunas informações importantes:

Data da inscrição no Enem 2017

A primeira coisa para a qual você deve se atentar: a data de inscrição. Anota aí: entre o dia 8 e 19 de maio você deve acessar o site do Inep para fazer seu cadastro e confirmar sua inscrição.

Documentos necessários

Separe os documentos! Na hora de fazer a sua inscrição, você deve ter em mãos:

  • Documento de Identidade (RG)
  • CPF
  • Endereço residencial e e-mail válido

Estes são documentos e dados são obrigatórios para se inscrever. O endereço vai servir para aproximar o máximo possível a sua casa do local de prova, então muita atenção na hora de digitar.

Fazendo a inscrição no Enem 2017

A inscrição no Enem é feita exclusivamente pela internet, no site do Inep. É necessário que o candidato preencha um formulário de inscrição com seus dados pessoais, educacionais e socioeconômicos. Lembre-se que é neste mesmo formulário que é solicitada a isenção da taxa de inscrição e atendimentos especiais, caso sejam necessários, para o dia da prova.

Quando finalizar o processo de inscrição, o candidato terá um número de inscrição e uma senha de acesso. Eles serão a chave de entrada para o sistema do Enem e para as seguintes atividades:

  • Inscrição
  • Alteração de dados cadastrados
  • Acompanhamento da inscrição (antes e depois de pagar a taxa de inscrição)
  • Recebimento do cartão de confirmação
  • Divulgação dos seus resultados da prova

Você pode, sim, alterar seus dados, mas somente durante o período de inscrição. Quer uma dica? Se inscreva logo no primeiro dia, assim você terá tempo para revisar tudo com calma.

Quando terminar a sua inscrição, acesse o site do Inep, use seu número de inscrição e senha para acessar o sistema e verifique se seus dados estão corretos antes de pagar a taxa. Com a proximidade do Enem, você pode consultar pelo sistema o seu cartão de confirmação com indicação do seu local de prova. Atenção: o cartão de confirmação não é mais enviado através do correio para o seu endereço, ok?

Guarde em um local seguro seu número de inscrição e senha! Depois que o Enem passar, você vai voltar a acessar essa mesma página para checar seus resultados da prova. Se der branco, fique tranquilo; é possível solicitar recuperação do seu acesso e senha.

Taxa de inscrição

A taxa de inscrição para o Enem 2017 aumentou e será no valor de R$82. Para quem não pode pagar, existem políticas de isenção de pagamento e você deve se encaixar nos requisitos para solicitar.

A taxa de inscrição do Enem é feita no Banco do Brasil, por meio do Guia do Recolhimento da União (GRU Simples). Você pode imprimir a GRU (que é basicamente um boleto, não tem mistério) durante o processo de inscrição e levá-lo ao banco ou à lotérica para pagamento até o dia 24 de maio. Ou pagar pela internet, se preferir!

Pode solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017:

  • Candidatos que forem concluintes do Ensino Médio no ano de 2017 em escola pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica estão automaticamente isentos da taxa de inscrição;
  • Candidatos provenientes de família com renda per capita de até um e meio salário mínimo e que estudaram em escola pública durante todo o ensino médio, ou com bolsa integral em escola particular durante o ensino médio, segundo a Lei 12.799/2013;
  • Candidatos cadastrados regularmente no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais, podem inserir seu Número de Identificação Social (NIS) no sistema de inscrição do Enem para solicitar isenção de pagamento da taxa de inscrição, caso sejam de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos;
  • Candidatos provenientes de família com renda per capita de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Essa declaração deve ser feita no ato da inscrição com o preenchimento de formulário específico. Cabe ao candidato acompanhar, durante o período de inscrição e pelo sistema, se o seu pedido de isenção foi aceito.