Secretário de Estado participa de inauguração da SEMAF em Igarapé do Meio

0
163
Prefeito Almeida Sousa ao lado do secretário estadual de agricultura familiar. Foto/Josiel Lima.

Em Igarapé do Meio, na tarde deste último sábado (17), agricultores foram beneficiados com ações de fortalecimento da agricultura familiar. O secretário de estado da agricultura familiar, Adelmo Soares, juntamente com o prefeito Almeida Sousa, acompanhado pelo secretário municipal da agricultura familiar, Pedro Igor, estiveram no povoado Vila Diamante, dialogando com associados da Cooperativa de Produção Agropecuária de Produtores da Microrregião da Baixada Maranhense – COOPERVID e com o Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, para alinhar os avanços do projeto de arroz dos agricultores da cooperativa e canais de comercialização da produção.

Após encerrarem o dialogo no povoado, a comitiva do secretário de Estado e a do prefeito, seguiram para a sede do município onde inauguraram o prédio que funcionaria a partir daquele momento, a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar – SEMAF. Na oportunidade foram feitas entregas dos cartões aos agricultores que vão comercializar a produção por meio do PAA que ao todo são 24 agricultores beneficiados com recurso garantido de R$ 100 mil.

O município de Igarapé do Meio foi contemplado também com uma patrulha mecanizada. “A inauguração da sede da agricultura familiar em Igarapé do Meio é um marco histórico no Estado porque a gente começa a perceber, que o prefeito se preocupa com o setor primário e está investindo no desenvolvimento da agricultura familiar.”, disse o secretário de Estado.  “Além disso, o governo apoia o fortalecimento da produção com entrega de equipamentos e apoio à comercialização por meio do Programa de Aquisição de Alimentos e kits feira.”, concluiu Adelmo Soares.

Almeida Sousa falou da importante parceria que o município tem com o governo do Estado. “Posso afirmar que o governo do estado é nosso grande parceiro. A população já recebeu deste governo uma ambulância e agora irá receber uma patrulha mecanizada e, com certeza virão muito mais benefícios para a população de Igarapé do Meio.”, disse o prefeito.

SOBRE O LOCAL ONDE HOJE FUNCIONA A SEMAF

O prédio onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar – SEMAF, estava abandonado a mais de 3 anos e naquele local, construído ainda na gestão do ex-prefeito Antônio Berto, funcionava uma cozinha comunitária, que foi desativada na gestão do ex-prefeito ‘Raimundinho’. A cozinha comunitária sérvia como deposito de entulhos, o piso estava deteriorado, portas quebradas e vários equipamentos que poderiam ter sido usados em prol da população foram saqueados e os que ficaram no local ficaram sem utilidade por conta do tempo.

PRÉDIO TOTALMENTE REFORMADO E ENTRE A POPULAÇÃO

A atual gestão fez um projeto de reforma para que o local funcionasse uma importante secretaria – no caso a da agricultura familiar e também o centro de recebimento e abastecimento, onde será estocado os produtos vendidos pelos produtores ao município através dos programas específicos. A SEMAF fica localizada na Rua das Flores e é importante dizer que no novo prédio foi construída uma câmara fria para conversar os alimentos que os agricultores levarem.

Fotos/Josiel Lima