Sebrae reúne com prefeitura de Santa Inês e alinha inauguração da Sala do Empreendedor no município

O gerente regional do Sebrae em Santa Inês, Wamberg Amaral, recebeu na manhã da última segunda-feira (21),  a prefeita municipal de Santa Inês, Vianey Bringel e o secretário municipal de indústria e comércio, Fernando Antônio Vicente. O principal assunto tratado foi a inauguração da Sala do Empreendedor do município, com data prevista para o próximo dia 30 de agosto. A Sala funcionará no prédio da prefeitura de Santa Inês.

A inauguração da Sala do Empreendedor de Santa Inês será no dia 30 de agosto. Foto/Divulgação

No primeiro momento, foram apresentados a gestora pública, os benefícios que a Sala do Empreendedor trará para o desenvolvimento do município, uma vez que é um espaço físico que tem como objetivo a desburocratização do atendimento ao empreendedor, assegurando a entrada única de dados, centralizando o atendimento com a intenção de estimular a formalização dos empreendedores e facilitar os processos de abertura, alteração e baixa das empresas, em conformidade com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Em seguida, foi apresentado outras ações que o Sebrae tem a oferecer para o município, dentre eles, o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltado para o Ensino Fundamental, que incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens e o trabalho cooperativo, a partir da de conceitos da cultura empreendedora.
Para o gerente regional do Sebrae em Santa Inês, Wamberg Amaral, é perceptível o interesse da gestão pública municipal, em se manter parceira do Sebrae para o desenvolvimento de ações no município.

“A prefeita aceitou nosso convite e veio até aqui, se colocou à disposição e nós pudemos explicar como funciona a Sala do Empreendedor, qual a sua importância para o desenvolvimento do município e ainda as funções dos Agentes de Desenvolvimento Local. Ela garantiu o funcionamento da Sala”, destacou Amaral.

Na ocasião, a prefeita Vianey Bringel falou da importância da parceria com o Sebrae e os benefícios que trará para a cidade. “Mais importante do que trazer novas empresas para Santa Inês é poder incentivar as nossas empresas, que surgem pequenas, oferecendo o suporte necessário para que elas cresçam e gerem empregos, movimentando a economia do município. O poder público tem a obrigação de encontrar meios de estimular o espírito empreendedor da população e é isso que estamos fazendo. Que essa parceria signifique o avanço dos negócios e traga benefícios a toda a cidade”, enfatizou a prefeita.

Além da inauguração da Sala do Empreendedor, prevista para o próximo dia 30, também foi pauta da reunião a intenção de trazer para o município a Unidade Móvel do Senai, para a realização do curso de panificação. O Sebrae se dispôs enquanto parceiro, a articular a realização desta ação.

Sala do Empreendedor

O espaço é um dos indicadores da implementação da Lei Geral Municipal e de responsabilidade das prefeituras, que tem como grande parceiro, o Sebrae Maranhão, instituição que trabalha para melhorar a gestão dos pequenos negócios, tornando-os economicamente viáveis e sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento local.

A Sala do Empreendedor tem como objetivo a desburocratização do atendimento ao empreendedor, estimulando a formalização dos empreendedores e facilitando os processos de abertura, alteração e baixa das empresas, em conformidade com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

A implantação da Sala do Empreendedor está prevista na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e para o Sebrae, é um dos quatro requisitos comprobatórios da implementação da legislação, que objetiva criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios nos municípios.

Como parceiro do município na implantação da Sala, o Sebrae é responsável pela capacitação dos Agentes de Desenvolvimento Locais  (ADL’s) e realização de capacitações.

Adcionar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Todos os direitos reservados - Desenvolvido por i9bem