Santa Rita – Moradores Mantém Interdição da Ferrovia Carajás


Moradores do Povoado Outeiro dos Pires, a 72 km de São Luís, mantém desde a terça-feira (5), a interdição da Estrada de Ferro Carajás, no trecho do município de Santa Rita. Por causa da interdição, as viagens do trem de passageiros nesta quinta (7) e sexta-feira (8), estão suspensas.
Por meio de nota a Vale informou nesta quinta-feira (7) que os passageiros que já haviam comprado bilhetes poderão remarcar as viagens ou receber o dinheiro de volta nas estações de passageiros. “Mais informações podem ser obtidas pelo Alô Ferrovia: 0800 285 7000”, completa a nota.

Os manifestantes exigem da Vale, responsável pela ferrovia, a construção de um viaduto no local interditado. O compromisso teria sido firmado durante audiência pública realizada em julho do ano passado. Contudo, a Companhia diz que a comunidade já utiliza uma passagem de nível oficial e que a mesma possui sinalização em conformidade com a legislação ferroviária. 
Representantes da Vale e moradores estão reunidos para tratar sobre o compromisso firmado com a comunidade durante a audiência pública. 

Entenda o caso
Desde a manhã de terça-feira (5), a Estrada de Ferro Carajás, no trecho de Santa Rita, foi interditada pelos moradores do Povoado Outeiro dos Pires, que reivindicam a construção de um viaduto no local. O compromisso teria sido firmado em audiência pública realizada em julho do ano passado.
O projeto de expansão da ferrovia obteve a sua licença de instalação concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em novembro do ano passado e, somente a partir desse período, segundo a Vale, é que teve a autorização para iniciar as obras do empreendimento em questão.

As informações são do portal g1 MA