Santa Luzia – 52 Anos de Alegrias e Muitos Desafios

0
53


Parabéns Santa Luzia que comemorá amanhã, terça-feira (26) seu 52 anos de uma belíssima história que merece ser recordada por todos osluzienses de raiz.

Tudo começou nos anos de 1955 a 1958, Santa Luzia que era um povoado promissor, pertencente ao município de Pindaré-Mirim. O Sr. Sebastião Sudário Brilhante, morador do povoado, foi eleito vereador na cidade, da qual Santa Luzia fazia parte, tornando-se um autêntico representante do povo Luziense, sua participação na política foi decisiva, pois naquela época, existia outro povoado de elevado desenvolvimento e seus representantes queriam elevar à categoria de cidade, que, naquela época, era o povoado de Bom Futuro.

Houve debates na Câmara Municipal de Pindaré-Mirim, pela preferência da categoria de cidade dos dois povoados em disputas, houve discordâncias dos líderes políticos municipais. Naquelas circunstâncias, o vereador Sebastião Sudário Brilhante, foi até a capital do Estado e procurou o deputado Estadual Raimundo Nonato Travassos Furtado, que lhe deu total apoio para o desmembramento do povoado.

O deputado elaborou um projeto de lei criando o município de Santa Luzia, o qual recebeu apoio da bancada da Assembleia Legislativa, sendo votado por unanimidade, e então encaminhado ao Exmo. Sr. Governador do Estado, Dr. José de Matos Carvalho, para sanção.

No dia 26 de março de 1961, instalou-se o novo município de Santa Luzia. O primeiro prefeito nomeado interinamente foi o Sr. Raimundo Holanda Cavalcante, que se manteve no cargo até o dia 22 de novembro do mesmo ano. Para substituí-lo, foi nomeado também interinamente o Sr. Pedro de Sousa Mendes, que permaneceu a frente da prefeitura até janeiro de 1962, quando foi realizada a primeira eleição municipal de Santa Luzia, sendo eleito prefeito da cidade o Sr. Clotilde de Almeida Santos, popularmente conhecido como Tide Santos.

Povo forte e trabalhador, que espera do seu atual Prefeito, o Senhor Veronildo Tavares dos Santos, a dedicação, o trabalho, em nome do progresso da nossa querida e amada cidade, cidade está, que é abençoada por Deus.