Santa Inês – Vacinação Contra a Gripe Inicia hoje, segunda-feira

0
43

Iniciou hoje, segunda-feira (15) e vai até o próximo dia 26, a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da Gripe (Influenza Sazonal). Em Santa Inês, a meta é imunizar durante a campanha em torno de 12.500 pessoas. Ou seja, o mínimo de 80 por cento das pessoas aptas a tomar a vacina.
De acordo com o secretário de Saúde, Thiago Lima Alves, o dia ‘D’ do combate à gripe será no dia 20, sábado. Segundo o secretário, acampanha tem como objetivo a imunização de crianças entre 6 meses e 2 anos de idade e adultos acima de 60 anos de idade; gestantes; mulheres no período pós-parto e portadores de doenças crônicas.
O secretário explicou também que serão imunizados os profissionais da saúde que participam do programa “Cuidando do Cuidador”, criado pela Secretaria de Saúde com o objetivo de prevenir doenças naqueles que levam saúde para toda a população santainesense.
De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Gláucia Costa Oliveira, no dia Dia ‘D’ da campanha, será realizada uma extensa programação em toda a cidade e também na zona rural.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Thiago Lima Alves, em Santa Inês os centros de saúde e todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão participando tanto com a disponibilização de vacinas para o público alvo, como para informações e esclarecimentos para toda a população durante o período da campanha.
A campanha
Aproximadamente 65 mil postos de saúde em todo o país participam da campanha de vacinação contra a gripe que se inicia nesta segunda-feira, 15. Essa é a décima quinta campanha contra a gripe e a meta é imunizar 31,3 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários – as gestantes, os idosos com mais de 60 anos, as crianças entre 6 meses e 2 anos, os profissionais de saúde, índios, a população carcerária; gestantes; mulheres no período pós-parto e os doentes crônicos.
A campanha segue até o dia 26 de abril. Serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses que, este ano, protegem contra os seguintes subtipos de influenza: A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B.

As informações e fotos são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês