Santa Inês – Secretaria Municipal de Saúde Realiza Ação de Combate à Dengue


A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Inês realizou hoje, quinta-feira (7), uma caminhada pelas ruas da cidade em alusão ao dia nacional de combate à dengue. O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos da doença e que os cuidados contra esse mal são de responsabilidade de todos.

A concentração aconteceu às 8 horas em frente à praça da rodoviária e percorreu as principais ruas da cidade: Av. Castelo Branco, rua do Comércio, Barreirinhas, terminando na Praça da Matriz. Participaram da passeata o secretário municipal de saúde, Thiago Lima Alves, agentes de saúde, agentes de endemias, enfermeiras e populares.


O secretário acompanhou todo o percurso e falou sobre a importância da ação. “Essa iniciativa é de extrema importância para o nosso município. Queremos mobilizar e conscientizar as pessoas de que o combate à dengue deve ser um esforço conjunto. Não é um trabalho apenas da secretaria. Só conseguiremos vencer esse mal se conscientizarmos também nossos vizinhos, parentes e amigos sobre o perigo de deixar água parada em casa”, enfatizou.

A agente de saúde Maria Clara falou como mobilizações assim podem alcançar um maior número de pessoas. “À medida que íamos passando pelas ruas distribuímos panfletos com informações de prevenção ao mosquito, além de ter o recurso do carro de som para chamar a atenção de todos dos riscos de proliferação do mosquito nesse período chuvoso. Também entramos em lojas e casas para distribuir esse material”, disse.


A secretaria também está promovendo três ações sistemáticas a essa. São elas: campanha de combate às DST’s e Aids, carnaval nos postos de saúde com atividades físicas para a melhor idade e blitz em vários pontos da cidade com a distribuição de preservativos, tendo em vista a proximidade das festas carnavalescas. Amanhã essa blitz vai acontecer nas laranjeiras, durante toda a manhã.


As informações são de Rosélia Falcão, Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Santa Inês