Santa Inês – Secretaria de Saúde Realiza Campanha Contra Hanseníase e Verminoses

0
26

A Secretaria de Saúde de Santa Inês realiza desde a última segunda-feira, 18, a campanha “Hanseníase e verminoses têm cura. É hora de prevenir e tratar”.
De acordo com a coordenadora de Hanseníase e Verminose da Secretaria de Saúde de Santa Inês, enfermeira Helena Viveiros, a campanha prossegue até esta sexta-feira, 22, e está sendo realizada nas escolas da rede municipal de ensino de Santa Inês. Segundo Helena Viveiros, a meta é examinar o máximo de alunos possível.
O objetivo da ação é identificar os casos suspeitos em estudantes de 5 a 14, através do preenchimento de uma ficha de autoimagem. Em caso de aparecimento de lesões sugestivas, o aluno será encaminhado à unidade de saúde para exame médico, em que poderá ser confirmado o diagnóstico de hanseníase ou verminose, com início imediato do tratamento.
As atividades da campanha incluem ainda mobilização e orientações para os professores e estudantes, subsidiadas por material didático produzido com este objetivo.
Saiba mais sobre cada doença
A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae e transmitida entre pessoas após contato direto e prolongado; geralmente acarreta manchas no corpo com perda ou redução de sensibilidade.
A geohelmintíase reúne um grupo de doenças verminosas intestinais, entre as quais a popular “lombriga”. É transmitida por água e alimentos contaminados e pode ter impacto no quadro nutricional e nos processos cognitivos e causar obstrução intestinal.
Por fim, o tracoma é uma doença bacteriana transmitida de pessoa para pessoa, por meio de objetos contaminados ou insetos como a mosca. Acontece por infecções no olho, podendo causar alterações na córnea e levar à cegueira.

As informações são da ASCOM de Santa Inês