Santa Inês – Secretaria de Saúde e CTA lançam campanha Fique Sabendo Positivo ou Negativo

0
22

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Santa Inês realiza, quinta-feira (4), e nesta sexta-feira, 5, no auditório da Prefeitura de Santa Inês, o lançamento da campanha nacional Fique Sabendo Positivo ou Negativo e uma oficina de teste rápido de DST e Sífilis.
A primeira etapa da campanha consiste em orientar e capacitar os profissionais da saúde para a importância de fazer o exame de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e da Aids, para diagnóstico rápido, formas de prevenção e tratamento.
Segundo a coordenadora de DST/Aids, Hilária Vieira, o exame é realizado no CTA de Santa Inês, com resultado imediato e de maneira gratuita. Ela disse que a campanha conta com o apoio integral da Secretaria Municipal de Saúde, do Centro de Assistência Psicossocial (Caps) e do Hemonúcleo de Santa Inês.
Hilária Vieira informa que as parcerias são necessárias para o bom desenvolvimento da campanha, pois o Governo Federal, através dos programas Rede Cegonha e Projeto Nascer – vinculados ao Caps – fazem o acompanhamento de gestantes durante os nove meses de gravidez até o nascimento da criança, intensificando nas mesmas o direito da seguridade de vida da mulher e bebê, através do teste de HIV.
A iniciativa do CTA e Caps são para que as gestantes não deixem de realizar o teste. Hilária disse também que a oficina realizada nesta quinta-feira é apenas o primeiro contato de muitos que irão ocorrer no município, pois a ideia é que as oficinas sejam levadas aos bairros de forma itinerante, aproximando mais a comunidade e despertando a consciência critica sobre as doenças sexualmente transmissíveis, em especial a AIDS.
O Centro de Testagem e Aconselhamento está localizado na Avenida Luiz Muniz, Centro de Santa Inês, no prédio da Policlínica e está aberto ao público de segunda à sexta-feira das 8 às 13 horas.

Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês