Santa Inês – Projeto ‘Santa Inês Ativa’ iniciou com várias ações na Zona Rural do município

0
44
A comunidade do povoado Barro Branco foi a primeira a receber as ações do projeto ‘Santa Inês Ativa’, no último sábado, dia 15 de junho. A caravana formada por integrantes de várias secretarias e departamentos da Prefeitura de Santa Inês realizou durante todo o dia diversas atividades.
A Secretaria de Saúde realizou consultas médicas com clínico geral. Na unidade móvel de saúde foram feitos exames de glicemia, preventivo, sífilis e HIV.
Para a lavradora Duvirges Silva Ferreira, a ação veio na hora certa! Ela diz que já estava preocupada com a saúde das filhas que foram cuidadosamente examinadas pelo médico. “Desde a semana passada que minhas três filhas estão adoentadas. Eu estava sem dinheiro para levá-las ao médico. Agora estou mais tranquila, pois o médico me disse que não é nada grave. Falta só eu pegar os remédios que ele receitou no Centro de Saúde” – diz.
A criançada se divertiu à beça com palhaços da Secretaria de Educação contando estórias lúdicas e com as cantigas de roda embaladas por membros da Secretaria de Cultura. Mas as crianças também tiveram instruções de saúde bucal. Os profissionais de Odontologia também fizeram aplicação de flúor em todas as crianças do povoado.
Durante a ação, a Secretaria de Assistência Social realizou o recadastramento das famílias no Programa Bolsa Família. “Foi muito bom eles vim aqui fazer esse trabalho. Pois a gente mora longe e ‘muitas das vezes’ não temos informação sobre os programas do Governo. Que bom que fiz o recadastramento dos meus filhos” – diz Jacira Lima Cardoso, Lavradora.
Os profissionais do Departamento de Zoonoses vacinaram de casa em casa cães e gatos contra a raiva. O prédio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) daquele povoado foi reformado pelos trabalhadores da Secretaria de Obras.
Segundo o prefeito Ribamar Alves, o projeto ‘Santa Inês Ativa’ será realizado em todo o município. “Este é apenas o pontapé inicial. Queremos fazer essas ações em todas as comunidades rurais e urbanas. Uma forma de a gente aproximar o governo da População” – diz.

O Projeto Santa Inês Ativa é coordenado pela primeira-dama, Luana Costa. Segundo ela, muito mais do realizar ações nos diversos setores, o projeto tem o objetivo de identificar as necessidades de cada comunidade. “Muitas vezes a gente fica no gabinete pensando que estamos fazendo o correto para a população. Agora, a partir do Santa Inês Ativa, vamos ouvir os moradores e mapear as suas verdadeiras necessidades para que possamos saná-las com plenitude” – conclui.

Fonte – ASCOM Santa Inês