Santa Inês – Lançada a Campanha contra a Tuberculose

0
45


A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santa Inês realiza durante esta semana a campanha contra a tuberculose. A ação iniciou na última segunda-feira, 1º, e está sendo desenvolvida no Centro de Saúde Djalma Marques.
Segundo a coordenadora do Departamento de Combate à Hanseníase e Tuberculose, Helena Viveiros, a campanha acontece em caráter primordial no combate a doença. Sua transmissão, formas de prevenção e tratamento.
No Centro de Saúde de Santa Inês, é feito o exame de escarro para diagnosticar a doença, de maneira gratuita. Caso a doença seja detectada, o paciente recebe tratamento adequado, este com duração mínima de seis meses, não podendo o paciente abandonar o mesmo.
A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode ocorrer também em outras partes do corpo. A doença tem cura e após os primeiros 15 dias de tratamento a doença deixa de ser contagiosa.
Para saber mais sobre a doença e suas formas de tratamento e prevenção, a Secretaria de Saúde de Santa Inês disponibiliza atendimento no horário das 8 às 18 horas, em sua sede, na Rua 21 de Agosto, Centro, anexa ao Centro de Saúde Djalma Marques.
As Unidades Básicas de Saúde, localizadas nos bairros, também disponibilizam informações sobre a doença, tal como direcionam encaminhamentos para o Centro de Saúde para maiores detalhamentos. O Ministério da Saúde mantém uma linha direta com o cidadão através do telefone: 0800 61 1997. 
Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês