Santa Inês – Jornada Pedagógica Aponta Caminhos para a Educação


A Secretaria Municipal de Educação iniciou hoje, terça-feira, 19, e vai até o próximo dia 23, sábado, nas dependências da escola Maria Martins Bringel, uma Jornada Pedagógica, evento que abre o ano letivo 2013 na rede municipal em Santa Inês – ensino fundamental. A solenidade de abertura aconteceu na manhã desta terça-feira, com a presença de várias autoridades locais.

Compuseram a mesa o prefeito municipal José de Ribamar Costa Alves; a primeira-dama Luana Costa; vice-prefeito Ednaldo Alves (Dino); a secretária de Educação, Ednalva Alves Lima; o secretário de Agricultura, Fabrício Morais Filho; o secretário de Indústria e Comércio, João Nojosa de Sousa; o secretário de Cultura, José Carlos Silva (Daffé); o chefe do Departamento de Esportes, Marcos Luís de Sousa Corrêa.


Representando a Presidência da Câmara Municipal, esteve presente o vice-presidente da Casa, vereador Ademar Machado de Sousa; os vereadores Manoel Pereira Machado Neto (Irmão Machado), Vera Lúcia Soares Lima (Professora Vera) e Antonio Pereira Silva.

Completaram a composição da mesa o secretário-adjunto de Educação, Luiz Silva; e as educadoras Maria Amélia Pereira Magalhães e Maria da Conceição Souza Costa, além de Roberto Mauro Gurgel Rocha, que é um dos palestrantes da Jornada Pedagógica.

Sob a temática “Educação, Aprendizagem e Práxis Interdisciplinar”, essa é a primeira Jornada Pedagógica realizada sob a gestão do prefeito Ribamar Alves e sua equipe. Participam do evento cerca de 700 educadores da rede municipal de ensino em uma programação que consta de palestras, debates e apresentação de painéis sob diversos temas, além de atividades em grupos.


Na solenidade de abertura da Jornada Pedagógica, entre várias autoridades que fizeram uso da palavra, destaque para o discurso da primeira-dama Luana Alves, que conclamou a todos os educadores a se empenharem para oferecer uma educação de qualidade em Santa Inês e estabelecerem uma “ponte de amor, carinho e respeito pela educação do município”.

Luana disse ainda que o Governo de Ribamar Alves traz uma boa nova para os educadores de Santa Inês: “Temos o professor como uma das prioridades da nossa administração. Vamos vencer todas as dificuldades para proporcionar aos professores o que eles merecem”, finalizou Luana Alves.


Em seu discurso, o prefeito Ribamar Alves discorreu sobre a situação atual do sistema educacional do município de Santa Inês e disse que sua gestão começa a colocar em prática mudanças profundas na educação de Santa Inês.

Ribamar Alves explicou que sua administração pretende instituir o Plano de Cargos e Carreiras para os professores da rede municipal e disse também que sua gestão já está mantendo contatos com o Governo Federal para a implantação de creches, onde somente este ano a Secretaria de Ação Social em parceria com a Secretaria Educação já matricularam mais de 2 mil alunos com idade até seis anos.

O prefeito Ribamar Alves finalizou dizendo que “o professor tem sangue; tem que ser valorizado. Nosso Governo pretende realizar convênios com instituições educacionais para graduar, pós-graduar, mestra e doutorar os educadores da rede municipal de ensino de Santa Inês”.

Finalizando a sole
nidade de abertura, a secretária de Educação de Santa Inês, Ednalva Alves Lima, agradeceu a toda a sua equipe, ao prefeito Ribamar Alves e seu secretariado e disse que é pretensão dessa gestão investir na educação, melhorando os salários da classe e implantando o Plano Decenal de Educação, onde todos os educadores terão a oportunidade de discutir políticas em prol da categoria. “Nossa meta é a aprendizagem sem fronteiras. Para isso, vamos valorizar a classe educadora do município de Santa Inês”, disse Ednalva. 



As informações são do Departamento de Comunicação do Gabinete da Prefeitura de Santa Inês e as fotos são do Jornal ‘A CORDA’