Santa Inês – Divisão de Zoonozes Recolhe Cães Doentes


Atendendo a dezenas de pedidos de populares, a Divisão de Controle de Zoonoses do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Santa Inês está recolhendo das residências e também das ruas dezenas de cães que estão doentes e oferecendo risco à saúde humana.
De acordo com o médico veterinário Ricardo Soares Almeida, diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, o pedido parte dos próprios donos de cães, através de “Autorização para Recolhimento de Cães” assinada na Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santa Inês. Segundo ele, na maioria das vezes esses animais apresentam situação crítica, com doenças avançadas e sem condições de tratamento.
Somente no mês de janeiro, diz Ricardo Soares, foram 88 solicitações de recolhimento de cães doentes, sendo 15 casos com resultado positivo para calazar (leishmaniose visceral). Os outros 43 animais tiveram a doença diagnosticada clinicamente. Todos foram encaminhados para serem sacrificados.
O diretor do Departamento de Vigilância Sanitária alerta para a necessidade de as pessoas ficarem atentas e terem cuidado com seus cães, já que no caso de eles estarem doentes representa risco à saúde humana. 

As informações são do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês e fotos Jornal A CORDA