Santa Inês – Dia Festivo Marca os 46 anos

Um dia perfeito. Com muita alegria, demonstração de fé, paz, harmonia e principalmente de amor pelo município de Santa Inês. Foi essa a análise dos que participaram ontem, quinta-feira, 14, das comemorações pelos 46 anos de emancipação do município.
Conforme a programação previamente divulgada pela Prefeitura de Santa Inês, as comemorações começaram pela manhã, com Missa em Ação de Graças realizada na Igreja Matriz de Santa Inês, com a presença do prefeito José de Ribamar Costa Alves, da primeira-dama Luana Costa, do presidente da Câmara de Santa Inês, vereador Franklin Seba, secretários municipais e outras autoridades.
Em seguida, aconteceu o corte do bolo de 46 metros, em referência aos 46 anos da cidade. Ainda pela manhã, na praça da Matriz, evangélicos promoveram um show ao ar livre, em louvor ao aniversário da cidade.
Às 9 horas, aconteceu a largada da Corrida Rústica 14 de Março, categorias masculino e feminino. Disputada em um percurso de 9 quilômetros, a corrida teve como vencedor na categoria masculino o atleta João Batista da Silva Negreiros, que veio da cidade de Ibiapina, no Ceará, para participar da disputa.

Na segunda colocação, ficou o atleta Josimar da Conceição Silva (de Caxias-MA). O terceiro colocado foi Adelson Alves Rodrigues, residente em Barão de Grajaú-MA.
Na categoria feminino, a vencedora foi Larisse do Nascimento de Sousa (Caxias-MA). Na segunda colocação chegou Maria Sandra Pereira Silva (Caxias-MA) e em terceiro Maria de Fátima Gomes da Silva, de Teresina-PI.
A partir das 10 horas, a Câmara de Vereadores realizou sessão especial pelo aniversário da cidade, solenidade que contou com a presença dos vereadores, convidados especiais; do prefeito Ribamar Alves, da primeira-dama Luana Costa, do chefe de Gabinete, Wady Haddad Neto, e da população em geral.
Também em homenagem ao aniversário de Santa Inês, por iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, do Cras e do Creas, esteve na cidade a “Carreta da Cidadania”, que ofereceu vários serviços médicos, além de palestras e serviços de salão de beleza.
Também na Praça da Matriz, a Secretaria de Desenvolvimento Social fixou uma tenda, na qual desenvolveu ações do Programa Mulher Feliz, com orientações às mulheres em condições sociais vulneráveis.
À tarde, aconteceram as finais do “Quadrangular 14 de Março” de futebol masculino e feminino, partidas realizadas no estádio municipal Artema Santos (Binezão). Pelo feminino, a equipe do Sociedade Aeroporto sagrou-se campeã ao vencer o Real Barcelona pelo placar de 2 x 1.


Na categoria masculino, a final foi entre as equipes do GSB x Grêmio, com resultado de 3 x 3 no tempo normal de jogo e 5 x 4 para o GSB na cobrança de penalidades.

A entrega da premiação foi feita pela equipe do Departamento de Esportes da Prefeitura de Santa Inês, que tem como diretor Marcos Luís Sousa.


À noite, no ginásio João Cambinha, aconteceu um grande culto ecumênico em comemoração ao aniversário da cidade, com a participação de pastores e preletores de diversas igrejas evangélicas de Santa Inês e com a presença do prefeito Ribamar Alves, da primeira-dama Luana Costa, entre várias outras autoridades e convidados.

Além dessas, várias outras atividades aconteceram em alusão aos 46 anos de emancipação política do município de Santa Inês, inclusive uma grande programação cultural com a participação de vários cantores e poetas, que fizeram o show “Todo mundo canta a sua terra, eu também vou cantar a minha”.


As informações são do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Inês. Fotos Jornal ‘A CORDA’