Santa Inês – 31 de maio dia mundial sem tabaco

0
69


Nesta quinta-feira, 31, equipe de agentes comunitário de saúde, técnicos de enfermagem e outros que fazem parte do quadro da saúde, foram as ruas de Santa Inês em passeata, distribuindo cartazes e panfletos na intensão de conscientizar a população de que fumar faz mal a sua saúde e a de outras pessoas.
A atividade se tratava do “Dia Mundial Sem Tabaco” que é comemorado 31 de maio. Um estudo realizado pelo Banco Mundial estimou que o tabagismo resulta em uma perda global de US$ 200 bilhões por ano em função de mortes prematuras, incapacitação, adoecimento, aposentadorias precoces e de faltas ao trabalho, sendo que aproximadamente a metade deste montante ocorre em países em desenvolvimento. No Brasil, a arrecadação de impostos provenientes do tabaco é bastante significativa para a economia do país. No entanto, os gastos sociais determinados pelo consumo de cigarros superam, em muito, esta arrecadação.


Em  Santa Inês onde conversamos com algumas pessas, elas acham muito complicado e dificio que um fumante dê fim a esta prática. Já os que fumam passivamente só tem a buscar um ambiente com o ar mais saudavél para terem uma vida mais prolongada.