Sagrima inicia implantação do Agropolo Rio Pindaré

0
27

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA) promoveu uma reunião com produtores no IEMA de Pindaré, com o objetivo de apresentar o projeto Agropolo e iniciar a implantação do Agropolo Rio Pindaré. O Programa Agropolos interage com o Programa ‘Mais Produção’ ao implantar ações das cadeias produtivas prioritárias nas Unidades de Referência de Produção (URPs), de acordo com a vocação produtiva de cada região. O novo Agropolo vai contemplar, inicialmente, os municípios de Pindaré, Monção, Santa Inês e Bom Jardim.

A reunião contou com cerca de 132 participantes e visou a sensibilização dos produtores para implantação do programa na região, foi explanado o que é o programa e de que forma ele poderia ser trabalhado na região com foco nas cadeias produtivas do Estado, além da apresentação dos exitosos resultados já alcançados em outras regiões.

O coordenador geral dos Agropolos, José Lima Neto, destacou que a reunião foi muito positiva devido a participação dos representantes das instituições e de produtores que estão na ponta do processo produtivo. “A Sagrima acredita que o programa Agropolo terá importância de aproximar os atores da produção na região do vale do Pindaré, através da discussão e planejamento conjunto através de parcerias que têm como principal objetivo ações que possam viabilizar a qualidade e aumento da produção e construir novos canais de comercialização, bem como mais uma ponte do governo do Estado com os produtores locais” Disse.

O objetivo dos agropolos é desenvolver os potenciais produtivos das várias regiões do estado. Em parceria com produtores, sindicatos, instituições financeiras, de ensino e pesquisa, são realizadas ações para aumento da produção, difusão de novas tecnologias e incentivo à agroindustrialização e comercialização de produtos maranhenses.

O Produtor de hortaliças, Pedro Cirqueira, declarou que “Estou muito feliz com essa possibilidade, pois já trabalho há muitos anos com horta e sonho com uma agrofeira para os produtores locais como eu, venderem seus produtos.”

“O Agropolo Rio Pindaré será de grande importância para o desenvolvimento da região, principalmente, no tocante à organização empreendedora das unidades produtivas, assistência técnica, aumento da produção e comercialização dos produtos regionais, possibilitando a geração de emprego e renda.’’ Ressaltou, Johnson Matos, Coordenador do Agropolo Rio Pindaré.

Na ocasião, estiveram presentes representantes do Banco do Brasil, BNB, BASA, SICOOB, SEBRAE, VALE, SENAR, AGERP, AGED, IEMA e Secretarias municipais de agricultura, além de membros dos Sindicatos dos produtores de Santa Inês, Monção, Pindaré- Mirim e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Santa Inês, Monção e Pindare-Mirim.

Para o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, a implantação de um novo agropolo reforça a parceria entre governo e instituições participantes do programa e leva conhecimento e tecnologia a mais uma região do estado. “Assim como hoje os produtores do Agropolo da Ilha conseguem abastecer supermercados da Região Metropolitana com hortifrutis e ter mais renda e qualidade de vida, queremos levar essas oportunidades a mais regiões, com capacitação, equipamentos e assistência para elevar o patamar tecnológico e de produção em todo o estado”, frisou.

DEIXE UMA RESPOSTA