Moradores do povoado Castelo são contemplados com 62 kits sanitários

0
142
Atual situação do banheiro no povoado. Foto/Josiel Lima.
Buscando diminuir o déficit de banheiros ou sanitários de uso exclusivo nas residências dos moradores do povoado Castelo, zona rural de Monção, a prefeitura firmou parceria com a FUNASA para que inicialmente 62 residências daquela localidade recebessem o ‘kit sanitário’. Os kits são estruturas de alvenaria, com fossas sépticas, sumidouros, pia, chuveiro, vaso sanitário e outros que para a pescadora, Lauriane Beufort de 28 anos, uma das beneficiadas com o kit disse: “Ter um banheiro adequado trará para eu e minha filha de três anos, mas conforto na hora do banho, bem como um local mais higiênico”.

Estou muito feliz porque minha casa foi escolhida. Hoje quando sinto vontade de alguma necessidade fisiológica, eu e me esposo corremos para a casa de minha sogra, pois aqui só temos um banheiro de palha, improvisado”, contou a pescadora, Maria Isabel Fereira de 43 anos.  De acordo com dados da Síntese de Indicadores Sociais divulgados em 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Maranhão, 83,6% das residências não possuem banheiros ou sanitários de uso exclusivo.

Uma equipe da FUNASA esteve no povoado visitando as residências. “O município de Monção está discutindo seu plano municipal de saneamento básico e com a aquisição destes kits podemos dizer que temos um ponto de partida na área de saneamento básico e saúde pública”, disse a prefeita Claudia Silva. Os trabalhos de construção dos banheiros terão início ainda este ano, foi a informação repassada a nossa redação.