Igarapé do Meio – Sem organização professores aderem a paralisação nacional

0
54


A educação publica do Brasil “parou”! O motivo é que os professores promovem a 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública.

A mobilização, além do piso, cobra a aprovação da emenda que destina 100% dos royalties do petróleo para a educação, a aprovação do Plano Nacional da Educação (PNE), já em tramite no Congresso Nacional, a valorização dos funcionários das escolas e mudanças na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Os educadores de Igarapé do Meio, mesmo desorganizados e tudo que indica sem apoio legal da instituição que os assiste (sindicato), iniciaram a paralisação ontem (24), porém não foram para as ruas com suas faixas e palavras de ordens e nem avisaram previamente a secretária de educação, apenas, segundo informações, os professores dispensaram seus alunos e pronto, permanecendo desta forma isolados na escola.

Os professores “paralisados” ficaram sabendo que os dias não trabalhados (dois) serão descontados de seus salários. Conversamos com o secretário adjunto de educação e o mesmo falou que o sindicato deveria ter avisado sobre a paralisação  “Não sou contra nenhuma manifestação, principalmente de professores. Vejo apenas que o sindicato deveria ter comunicado a administração sobre o movimento dos professores no município”. Entremos em contato com o secretário de administração e finanças e quando perguntamos sobre desconto de salário, Eliezer foi bem objetivo em afirmar que o governo é totalmente a favor da paralização, pois para o secretário a democracia se faz de manifestos populares e finalizou dizendo que “NÃO” será descontado nada de nenhum professor.

A presidente do sindicato informou que fará nota sobre a paralisação. Maria José nos informou por telefone que avisou o secretário de educação, Professor Zezé verbalmente.

A greve nacional encerra hoje (25), mas algumas cidades irão estender até o dia 26 de abril. Não conseguimos falar com o secretário de educação de Igarapé do Meio para esclarecer sobre o caso do comunicado verbal.