Igarapé do Meio – Deficientes Criam Associação


Ontem, segunda-feira (25), aconteceu na câmara municipal de Igarapé do Meio, a fundação da Associação dos Deficientes de Igarapé do Meio. O objetivo da criação desta associação é defender o direito dos deficientes do município e buscar a esta classe mais oportunidades.

Quem dirigiu os trabalhos foi o cadeirante Batista Axé, onde na oportunidade chamou para compor a mesa de abertura:  Vereador Amaury, Luís de Matos representando os deficientes e a rádio comunitária, José Carlos, secretário de educação, vereadora Maria Luísa, presidente da câmara Adalberto ramos, Eliezer secretário de administração e finanças , Abimael conselheiro tutelar e demais representes.


A vereadora Maria Luísa disse:  “Quando somos criticados por qualquer deficiência dói muito, tanto na mãe como em nós mesmos.” Na oportunidade o secretário de administração e finanças falou que não há diferença entre uma pessoa com deficiência para uma que não tenha deficiência. “quando uma pessoa normal fisicamente cai, o fulano diz: a caiu. Mas quando uma pessoa com deficiência cai diz: ô coitadinho, caiu.” Falou o secretário.  Eliezer conta ainda que a família tem que preparar a pessoa com deficiência para o mundo e finaliza afirmando que nunca se olhou como deficiente.

O Presidente da Câmara Adalberto reconheceu que a câmara não cumpre o seu papel de acessibilidade em pleno 2013. Mas acredita-se que a partir desta reunião o presidente e vereador de primeiro mandato irá adequar a ‘casa do povo’.


Depois de muitos esclarecimentos foi o momento de oficializar a associação que foi votado para ficar na frente dos trabalhos os seguintes membros:



Presidente: Luís de Matos
Vice-presidente:Eliane França dos Santos
1º Secretario: João Batista
2º Secretario: Irene Tavares dos Santos
1º Tesoureiro: Maria Ivanilde
2º Tesoureiro: Eliene Correa

Conselho Fiscal Efetivo

Elcir Licar (chuchu)
Valdite Torres
Elisabete Simão Pereira
1º Suplente: Jainara Santos França
2º Suplente: Maria de Jesus M de Sousa
3º Suplente: Aderson Mendes Lopes