Enem 2018 – Solicitação de isenção da taxa de inscrição pode ser realizada na prefeitura de Igarapé do Meio

A prefeitura de Igarapé do Meio, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Ciência e Tecnologia avisa os candidatos interessados em se isentar da taxa do Enem 2018, além de justificar sua ausência em 2017, que está disponibilizando pelo segundo ano a equipe da Secretaria para realizar sua inscrição. As inscrições tiveram início na segunda-feira (2), às 10h e o prazo para os interessados pedirem a isenção da taxa de inscrição do Enem 2018 encerra no próximo dia 11.

É importante dizer que quem não compareceu aos dois dias de prova em 2017 também terá o período de 2 a 11 de abril para justificar a ausência. O aluno deverá anexar documentos, nos formatos PDF, PNG ou JPG – no tamanho máximo de 2MB –, que comprovem a abstenção e não será mais permitido documentos auto declaratórios.

É bom lembra que a aprovação da solicitação de isenção não significa que o aluno esteja inscrito automaticamente no exame – são necessárias as duas etapas e também ressaltar que as inscrições para os demais candidatos será em uma outra etapa.

Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2018

– Quem está cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública;

– Quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

– Quem declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);

– Quem fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado, que tenham atingido a nota mínima do exame.

Como pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem 2018

  • Para pedir a isenção, o candidato deve acessar a Página do Participante do Eneme inserir seu CPF e data de nascimento. Em seguida, aparecerá uma explicação sobre as situações que garantem a isenção, para o candidato verificar se ele se enquadra em alguma delas. Mas se você residir no município de Igarapé do Meio, pode se dirigir a prefeitura, sala 6 que terá uma equipe pronta para lhe ajudar. Resultado da isenção sairá no dia 23 de abril.

Horário para o candidato realizar sua inscrição na isenção: das 8h da manhã às 13h.

Local das inscrições: Secretaria Municipal de Juventude – Prefeitura de Igarapé do Meio.