Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde está com inscrições abertas ate próxima terça-feira (26)

0
89

Até a próxima terça-feira (26) profissionais de saúde e lideranças comunitárias podem se inscrever no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde.  A capacitação, fruto de uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ministério da Saúde e a Escola Fiocruz, tem o objetivo de dialogar com as comunidades de municípios com menor IDH sobre a importância da qualidade de vida alicerçada nas diretrizes das políticas de atenção básica e saúde da família, sem desconsiderar a cultura de cada local e os seus saberes populares.

O curso é uma das ferramentas para a construção de uma política pública de saúde em conjunto com as comunidades, que envolve diversos atores sociais, como parteiras e benzendeiras. Claudiana Cordeiro, chefe do departamento em Educação em Saúde, considera o curso uma oportunidade de o educando trocar conhecimentos e estar apto para repassar o que aprendeu para a localidade em que estiver. “O curso em Educação Popular transforma os profissionais em difusores de conhecimentos, conscientizando o que a comunidade em que ele estiver vai lhe ensinar sobre ditos e saberes da região. Vamos trabalhar a soma de todos os tipos de conhecimentos, não desconsiderando a sabedoria de parteiras e benzedeiras. A construção da política em saúde é coletiva e inclusiva”, explicou Claudiana.

Ao todo serão 3.145 vagas para educandos (alunos) com sete profissionais lotados em cada município. O restante das vagas será destinado aos demais profissionais da atenção básica, lideranças comunitárias e integrantes dos movimentos sociais

As inscrições para pleitear uma vaga de Educando vão até o dia 26 de setembro de 2016. Para mais informações, acessar o edital no link http://www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br/documentos/edital-para-selecao-de-educandos.

O curso é oferecido na modalidade presencial e com a duração de 160 horas. O EDPopSUS está estruturado em eixos temáticos que pretendem dar subsídios para os alunos refletirem criticamente sobre seu próprio trabalho e atuar a partir dos princípios, lógicas e ferramentas da Educação Popular em Saúde.

Para mais informações sobre o Curso, acesse o site http://www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br/ ou entre em contato com o Departamento de Educação em Saúde da Superintendência de Atenção Primária em Saúde.