Bom Jardim – Prefeita diz que Vale Suborna Gestores Para não Pagar Compensações

0
25

A prefeita de Bom Jardim, Lidiane Rocha, fez graves acusações contra a Vale, em recente entrevista a uma rede de rádios, durante o aniversário da cidade, há cerca de duas semanas.
Ao citar os danos ambientais a municípios por onde passa a Estrada de Ferro Carajás e onde a empresa tem unidades atuando, ela disse que cobrará as compensações em dinheiro e benefícios. E disparou: a Vale tem o costume de dar suborno a prefeitos para não cumprir com essas obrigações.
“Vai lá pra Vale, a Vale dá um suborno, que é suborno mesmo. E aí? Subornou, acabou. ‘Tá qui, pega aqui R$ 5 milhões. Pega R$ 10 milhões e esquece de mim’. E o povo. E aí, como é que fica o povo, né? Pois é, pois a minha luta vai ser essa. E eu mostro pra vocês eu vou publicar depois o que eu tô conseguindo da Vale”, declarou.
Segundo ela, 23 prefeitos da região – incluindo o de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB) –  estão se organizando em consórcio para cobrar da empresa o pagamento correto das compensações, seja em benefícios, seja em dinheiro. Lidiane Rocha refirma, contudo, que não aceitará suborno.
“Ou eles vã fazer o certo, vão mandar nossa arrecadação, vão construir os bens públicos aqui […] ou a gente vai parar a via, vai para essa ferrovia e eu quero ver como é que vai ser, se eles vão botar uma asa no trem e vão passar por cima de nós, porque a gente vai parar, vai parar tudo. A gente vai chegar no extremo. Ou eles negociam direito, sem oferecer suborno, pra nenhum, que nem eles tem costume de fazer, porque eu não saio, não adianta vir suborno pra mim que eu não pego. Nem eu e eu tenho certeza que nenhum dos outros 23 prefeitos (sic!)”, completou.
Link do áudio que a prefeita fala sobre a Vale 


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=2c93eGTnCZU#!